O Exercício Silencioso do Coração: A Empatia como ferramenta para diversidade
- Gustavo Passos
- 3 de mai.
- 1 min de leitura

Você sabe como exercitar a empatia? No seu dia a dia, concordando ou não com o que acontece ao seu redor, avalie as situações externas se colocando em uma das posições contrárias. Não em situações que te envolvem diretamente, mas nas de terceiros. Procure avaliar cada ponto de vista.
Agora, pense em questões sociais onde as diferenças são marcantes. Imagine-se como pai ou mãe de uma pessoa transgênero, por exemplo. Como você vê o mundo aceitando seu filho(a)? O mundo apresentará diversas barreiras para ele(a), mas a mudança e o acolhimento começam em casa. O amor de pai e mãe supera qualquer ideal de gênero imposto pela sociedade. Nesse caso, a empatia se manifesta na dor, na força que a vida exigirá e, principalmente, no amor.
Ao se colocar no lugar do outro, imaginando sua dor e buscando elementos para sua superação, percebendo os limites impostos pela sociedade e entendendo que a empatia tem a ver com respeito e, para os mais evoluídos, com amor ao próximo, podemos, então, construir uma sociedade mais justa!
Comments